A Fundação CEPERJ oferece cursos de capacitação e especialização nas modalidades presencial e a distância. Seus conteúdos são formatados de acordo com as necessidades das instituições parceiras.

Curso de Especialização em Administração Pública (CEAP):
Curso com tradição de 25 anos na Fundação CEPERJ, estando hoje na sua 43ª edição. 

Curso de Especialização em Finanças Públicas (CEFIP):
O curso é voltado para servidores e profissionais que atuam em áreas de planejamento, orçamento e administração em órgãos governamentais. Turma em andamento. 

Programa de Desenvolvimento de Competências por Resultados – PDCR 2020
Este programa conta com aulas de profissionais renomados no mercado e metodologia voltada para a aplicabilidade de projetos, ou seja, o aluno terá a capacidade de desenvolver soluções que podem ser aplicadas de forma prática nos seus órgãos ou empresas. Dentre os cursos oferecidos estão áreas de grande demanda atual, como Compliance, Power BI e Gestão de Projetos. A lista completa de cursos, horários e ementas, está disponível no site da Fundação CEPERJ. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através deste link.

Ciclo de Atualização do Servidor Público:
Esta iniciativa constituiu a primeira etapa de um projeto contínuo de capacitação de servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro, em diversas áreas de conhecimento. Um conjunto de 14 cursos foram oferecidos no 1º semestre de 2019 e 285 servidores foram capacitados. 

Ciclo de Capacitação Interna do Servidor da CEPERJ:
Um projeto contínuo de capacitação interna para os servidores da CEPERJ em diversas áreas de conhecimento. Foram oferecidos 08 cursos para atender demanda específica das áreas da CEPERJ e 94 servidores capacitados somente no 1º semestre de 2019. 

Programa de Treinamento em Sistemas de Gestão:
Capacitação de gestores de média gerência. Os cursos contemplam uma visão geral dos sistemas, conceitos e fluxo do SIPLAG (Orçamento e Planejamento), CONVERJ, SICONV, SEI e MEG-TR. O programa foi iniciado em junho, com término em dezembro/19.

O programa contemplou a oferta de 24 turmas e teve 720 servidores capacitados, de forma gratuita, nos respectivos sistemas. Essa ação foi fruto de uma parceria entre a Secretaria da Casa Civil e Governança, A CEPERJ e o RIOPREVIDÊNCIA.

Tópicos Especiais de Gestão e Governança:
Capacitação de gestores de nível intermediário com foco no planejamento, monitoramento e avaliação de resultados na busca de melhorias contínuas na gestão pública. Essa oferta contemplou 03 cursos: Tópicos Especiais em Gestão por Resultados, Gestão por Indicadores e Gestão Ágil de Projetos. Oferecido em parceria com Secretaria da Casa Civil e Governança, a CEPERJ e a Procuradoria Geral do Estado – PGE. Ao todo 200 servidores foram capacitados no 1º semestre de 2019.

Cursos in Company:
Oferta de cursos nas instituições de forma customizada para atender demandas específicas. A Instituição encaminha os servidores, indica os cursos, dias e horários de realização. Os professores são selecionados e  acompanhados pedagogicamente pela equipe da Escola de Gestão e Políticas Públicas no local das aulas. A proposta contempla a aplicação de metodologias ativas da aprendizagem com dinâmicas de trabalho de forma individual e coletiva.  O DETRAN, atualmente, oferta aos seus servidores 08 cursos na modalidade presencial e a distância, com uma  previsão de 535 servidores capacitados até dezembro/2019. A PGE, outra cliente dos cursos in company, previu a oferta de 07 cursos,  com 58 concluintes no 1º semestre e previsão de formação de mais 196 servidores até dez/19, gerando a contrapartida de prestação de serviços jurídicos à CEPERJ.

Programa Técnico-Gerencial:
Capacitação para servidores e público em geral, com a oferta de 32 cursos na sede da CEPERJ, entre setembro e dezembro/19, totalizando 36 turmas e a previsão final de 720 servidores capacitados.

Curso de Liderança e Gestão com Pessoas no Governo 4.0:
Em parceria com órgão patrocinador com 193 inscritos e 44 gestores do estado selecionados em outubro/19.

Palestras e Workshops:
Planejamento e execução de palestras e workshops voltados para o funcionalismo público, contemplando várias áreas do governo.